quarta-feira, 3 de outubro de 2012

FAB 4856 F-5EM EM FORMA AOS 40...


A FAB recebeu 6 F-5B (FAB 4800 a 4805), 4 F-5F (FAB 4806 a 4809) e 58 F-5E (FAB 4820 a 4877) que foram adquiridos em dois lotes distintos. O primeiro lote em 1973, direto da fábrica (06 F-5B + 36 F-5E), ao valor de US$ 115 milhões e o segundo lote, em 1988, ex-USAF (04 F-5F e 22 F-5E), ao custo total de US$ 13,1 milhões. As primeiras aeronaves foram entregues a partir de 28 de fevereiro de 1975 em Palmdale. Eram 3 F-5B, que chegaram ao Brasil no dia 06 de Março do mesmo ano, sendo seguidos de outros 3 F-5B em 13 de Maio. Em 12 de junho de 1975, chegavam os primeiros 4 F-5E à BAGL, dando início a uma ponte aérea que só terminaria em 12 de Fevereiro do ano seguinte, totalizando 36 aeronaves.
Em 1985 depois de muito procurar, chegou-se a um acordo com o governo Reagan, que aceitou negociar 4 F-5F e 22 F-5E, que sairia das fileiras da USAF, a um custo de US$ 13,1 milhões, uma bagatela. Por volta de Setembro de 2006 especulava-se a aquisição de 9 aeronaves F-5E Tiger II, usadas da Arábia Saudita, sendo 6 F-5E e 3 F-5F. Esta compra, entretanto, não foi adiante, vindo a Força Aérea Brasileira a adquirir um lote de aeronaves pertencentes à Real Força Aérea da Jordânia. 

No total foram compradas 11 aeronaves, sendo 8 F-5E monoplaces e 3 F-5F biplaces. As primeiras aeronaves vindas da Jordânia chegaram no Brasil em 19 agosto de 2008 e foram enviadas ao Parque de Material da Aeronáutica de São Paulo (PAMA-SP). Todos os F-5 ex-Jordânia deverão ser convertidos para o padrão F-5EM e F-5FM. 

Talvez muitos entusiastas não saibam, mas o primeiro F-5E Tiger II construído pela Northrop voa com as cores da FAB. O F-5E de matrícula norte-americana 71-1417 foi construído em 1972 e apresentado em junho daquele ano (foto acima) nas instalações de Hawthorne. 

A aeronave seguiu para a Base Aérea de Edwards, onde realizou o seu primeiro voo no dia 11 de agosto, dando início ao programa de ensaios da aeronave. 

Em 1988 a FAB adquiriu um lote de 22 caças F-5E usados da USAF (além de outos quatro F-5F). Estas aeronaves pertenciam aos esquadrões “Aggressors” baseados em Willians e Nellis. As aeronaves estavam entre os F-5E mais antigos do mundo, sendo que 15 deles faziam parte do primeiro lote de 30 unidades produzido pela Northrop. Um deles era exatamente o “1417″ (71-1417/1421 Northrop F-5E Tiger II-NO C/N R.1001/1005). No Brasil o “1417″ recebeu a matrícula FAB-4856. Além dele, foi recebido também o segundo F-5E produzido pela Northrop, matriculado como FAB-4857.


71-1417/1421
Northrop F-5E-NO Tiger II c/n R.1001/1005
1417
To Brazil as 4856 in 1989, Peace Amazon II.  Reported to have been upgraded to F-5EM by Embraer.
1418
To Brazil as 4857 in 1989, Peace Amazon II.  Reported to have been upgraded to F-5EM by Embraer.
1419
(525th TFTS) crashed near Williams AFB Feb 9, 1982.
1420
Used as prototype RF-5E Tigereye.  To Brazil as 4858 in 1989, Peace Amazon II. Reported to have been upgraded to F-5EM by Embraer .
1421
To Honduras as 4004 (c/n R.1005). W/o Jun 3, 1999.


Iniciado em 2003, o programa de modernização do primeiro lote de F-5 contemplou 46 aeronaves. A Embraer é contratada principal da FAB no projeto e a empresa israelense Elbit, através da sua controlada Aeroeletrônica, de Porto Alegre, foi subcontratada para transferir a tecnologia de software embarcado para o Brasil. A modernização das 46 aeronaves do primeiro lote custou US$ 285 milhões. 

O contrato de modernização envolveu a entrega de novos sistemas aviônicos (eletrônica de bordo), assentos ejetáveis, novo simulador de voo, estações de solo, equipamentos de apoio ao solo e atualização de publicações técnicas. 

O F-5 é um caça tático de defesa aérea e ataque ao solo, empregado em mais de 20 forças aéreas no mundo. A aeronave foi produzida originalmente pela norte-americana Northrop, que vendeu mais de 1,35 mil unidades do modelo e ganhou reconhecimento por sua atuação em conflitos no Vietnã. 

O 4856 foi o primeiro F-5 modernizado entregue à FAB. A cerimônia ocorreu no dia 21 de setembro de 2005 na Base Aérea de Canoas. No dia 11 de Agosto de 2012 o 4856 comemorou 40 anos e continua em operação.



71-1417/17 USA - Air Force Northrop F-5E Tiger II (CN R1001) - Goldsboro - Seymour Johnson AFB (GSB / KGSB) - August 20, 1985.


FAB 4856 DURANTE A EXPOEAR 2006 NA BASE AÉREA DA CANOAS.

FAB 4856 DURANTE A EXPOEAR 2006 NA BASE AÉREA DA CANOAS.

FAB 4856 F-5EM em manutenção no PAMA-SP 2012.


FAB 4856 F-5EM em manutenção no PAMA-SP 2012.














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